Caricamento...
Traduzione automatica
Trata-se de um lote de forma retangular com uma área de 165,80m2 com as seguintes confrontações; a norte o muro de contenção do Passeio das Fontainhas-não tendo por isso alçado posterior; a Sul a Rua da Corticeira - alçado anterior; a Poente a empena da edificação vizinha ; e a nascente uma escada exterior de acesso ao lote vizinho com o qual faz empena.
No projeto aprovado e cujas obras já se iniciaram faltando concluir 60% das mesmas, foram considerados 3 fogos do tipo T2. Dois dos fogos terão acesso direto pela rua, bem como uma entrada de serviço pela cozinha, já dentro do lote no primeiro patamar da escada. Estes fogos desenvolvem-se em dois pisos. O Terceiro fogo tem acesso pela escada de tiro existente em pedra. Esta escada tem um patamar de descanso a meio do lote, de modo a criar algum desafogo no edificado, permitir a abertura de vãos e aumentar as condições de salubridade.
Todos os 3 fogos serão abrangidos com uma área exterior de lazer, sendo que parte será coberta.
O rés-do-chão destina-se à área social da casa, mais concretamente à sala, com apoio de uma instalação sanitária de serviço.
O piso superior, ao qual se acede por uma escada de tiro, será composto por uma cozinha com vãos e acesso para o pátio intermédio no interior do lote, uma instalação sanitária à qual se acede por um vestíbulo que serve igualmente de acesso ao quarto localizado na zona sul do fogo. No fogo Norte, ao cimo das escadas exteriores do lote, acede-se por um vestíbulo central. Do lado nascente encontra-se um quarto e uma instalação sanitária e do lado poente, a cozinha, a sala e uma outra instalação sanitária. Tanto a sala como a instalação sanitária são acedidas por um vestíbulo que serve de filtro para a cozinha.
Existe ainda uma pequena água furtada por cima do vestíbulo, pensada para reforçar a iluminação e ventilação da cozinha, e para introduzir um elemento que quebrasse a altura do tecto, criando uma escala mais humana.
Construtivamente preconizou-se uma solução de paredes portantes de pedra existentes, com novo vigamento de travamento, dado que o existente se encontra deteriorado.
Os materiais de revestimento exterior serão parede rebocada, estando equacionado o sistema ETICS, pintada a cor clara, com lambris e molduras de vãos a cor diferente dessa, a definir, procurando desse modo manter a imagem que se repete na frente urbana a que pertence.
Os telhados serão em estrutura de madeira com telhas cerâmicas. Estão previstos caixilhos de alumínio a cor cinza.
No interior estão previstos os revestimentos tradicionais, como pavimentos de madeira, pavimentos cerâmicos para as zonas húmidas, e estuques para paredes e tectos. Cozinhas totalmente equipadas.
CARACTERIZAÇÃO DO LOTE URBANO - NO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DO PORTO
Na Planta de Ordenamento - Carta de Património – Encontra-se em Zona Especial de Protecção/Zona Automática de Protecção e em Área de Interesse Urbanístico e Arquitectónico.
Na Planta de Ordenamento - Carta de Condicionantes - o lote insere-se numa zona Mista no que respeita ao ruído, e Área Classificada ou em Vias de Classificação, não se encontrando assinaladas outras condicionantes.
Na Planta de Ordenamento - Carta de Qualificação do Solo - o lote insere-se em Área Histórica, e Protecção de Recursos Naturais.
Excelente investimento considerando-se o Alojamento Local e o interesse muito procurado desta zona pelos Turistas.