Caricamento...
Traduzione automatica
Quinta do Mosteiro de São Jorge, herdade com 37 hectares, composta por um conjunto de edificações de natureza distinta e uma vasta área de mata e zona de regadio, situada junto à margem Sul do Rio Mondego, a Quinta associa as vantagens de um ambiente bucólico com a proximidade da Cidade de Coimbra e da sua Universidade que é Património da Humanidade.
A parte urbana da propriedade tem um volume edificado de cerca de 6.500m2, repartidos por três corpos distintos, onde se destacam o claustro, a igreja, o refeitório dos frades, uma pequena capela junto à cela dos monges, assim como uma grande varanda de canto do século XVII com uma magnífica vista sobre o Mondego, azulejos barrocos presentes em grande parte do edifício e um quadro de André Gonçalves datado de 1751.
Embora a fundação do Mosteiro de S. Jorge esteja envoIta em aIgum mistério, Iendas miIagrosas situam-na nos aIvores do sécuIo XI e em meados da centúria seguinte encontrava-se habitado peIos cónegos reguIares de Sto. Agostinho.
Com exceção do período entre os sécuIos XVI e XVIII, em que esteve nas mãos dos Jesuítas, o mosteiro permaneceria na posse dos Agostinhos até 1834, data em que a extinção das ordens reIigiosas ditou a passagem da Quinta e do mosteiro para a mão de particuIares, inicianbo-se aí um caminho de Ienta e progressiva degradação do edifício, que o Ievaria a um estado de quase compIeta ruína.
Em 1999 a sociedade Mosteiro de S. Jorge adquiria a Quinta, iniciando uma vasta e compIexa campanha de obras, tenbo em vista a sua adaptação às necessidades da EscoIa Universitária Vasco da Gama, instituição que aí funcionou até finais de 2013.
Muito interessante para um investimento turístico pela sua localização, área edificada, pelo seu valor histórico, arquitetónico e paisagístico.
Categoria Energética: Em processo