Caricamento...
Traduzione automatica
Lote de terreno, para venda, com cerca de 7.000m2 para o qual foi efetuado um estudo prévio de um loteamento.
Este estudo prevê a criação de 9 lotes e respetivas moradias.
Situa-se nos arredores de Almancil, povoação que tem assistido a um crescente aumento de densidade construtiva.
O terreno é retangular, com topografia mais ou menos plana ao longo do seu limite a norte, com a vertente sul e poente a perder cota à medida que penetramos no interior do lote.
Pretendeu-se recuperar a memória da arquitetura popular algarvia, nomeadamente os bairros lineares, de lote estreito e profundo, que vivem da imagem do conjunto, como é o caso das vilas de pescadores de Olhão e da Fuzeta.
Uma única via, que se inicia reta, perpendicular à EN, vai curvando suavemente até se desvanecer no fim do lote. Esse gesto acompanhou a imagem forte do projeto na sua globalidade. Uma linha contínua de construção, a sul, paralela à via, esconde a massa construída, e liberta o terreno a norte de qualquer tipo de volume construído.
A massa construída a norte, fechada, complementa-se com a área vazia, a norte, onde pode ser criado um jardim comum.
Cada lote é ocupado por uma moradia unifamiliar, em que se repetem vários elementos arquitetónicos que, no seu conjunto, caracterizam esta intervenção distintiva:
O muro: como o limite público/privado, a linha que unifica todos os lotes transformando a escala de intervenção num só projeto global, e não na adição de partes, soltas entre si.
O pátio: por onde espreitam os quartos, permite desenvolver um programa mais ambicioso num lote mais estreito, sem sacrificar a dupla circulação que dignifica o espaço interior.
A açoteia: viver a cobertura como espaço privilegiado de exposição solar, vista e intimidade face ao piso térreo.
A escada de acesso à cobertura: elemento marcante pela sua repetição, é um dos gestos mais livres e expressivo no conjunto.
A chaminé: elementos verticais que, em repetição, contrapõem a horizontalidade marcante do muro/viga principal.
A piscina: elemento marcante do jardim, a nascente, de desenho livre e orgânico
O jardim: acompanha, orgânico, o desenho da piscina e desmaterializa os limites laterais e sul do lote.
A abóboda: elemento diferenciador, imagem de marca do novo loteamento, geometria pouco usual e pela espacialidade distinta que conforma no seu interior.
Categoria Energética: Isento