Caricamento...
Traduzione automatica
(Ref.: AR/03759 - CN Arrábida)
Quinta com 25 hectares venda c/ produção vinho verde pouco minutos do Porto
A casa foi construída em 1950 com projecto de arquitecto
A capela e encontra-se ao fundo do imenso corredor que dá acesso aos quartos de habitação, e tem uma janela ogival em vitral.
No lado poente e na grande varanda já referida com acesso pela escadaria de granito, há 4 painéis de azulejo da Fábrica do Carvalhinho que representam as 4 estações do ano.
Há uma outra varanda, mais pequena, virada a norte e com saída pelo corredor, igualmente forrada a azulejos no exterior.
Junto da casa há alguns anexos importantes com boas áreas que podem ser usados para arrumos. Têm boa luz e exposição solar.
Há 2 tanques em granito junto da casa, um poço com motor e uma bomba manual de tirar água.
A água das minas da quinta é de boa qualidade para beber.
JARDIM
No jardim existe um lago igual em forma e menor em dimensão ao que se encontra no Jardim de Arca de Água no Porto, tendo sido feito pelos mesmos artesãos. Tem uma gruta debaixo de um varandim e uma ponte atravessa o lago. No jardim há várias espécies arbóreas sendo de destacar as árvores camélias muito antigas com uma variedade de flores interessante.
Ao longo da rua que se dirige para o portão de acesso automóvel, encontra-se um bosque de carvalhos, tílias e cedros, alguns bastante antigos e uma escadaria toda em granito com bancos e floreiras que desce em direcção à Rua Zeca Afonso, onde termina num outro portão de acesso pedonal.
Em V.N. Famalicão estão referenciados três prédios urbanos, dois dos quais no perímetro da Quinta de Pereira moradia com anexos bem como a adega e apoios se encontram habitáveis, o restante são ruínas de casas de caseiros antigas.
Edificados de anexos, ruínas e faixa urbanizável marginante com vias públicas infra-estruturadas.
terreno referido como quinta das Agras tem cerca de 5,5 hectares e tem um único artigo, podendo ser vendida separadamente
História da Quinta 25 hectares dentro de muros, com uma casa grande de família.
Casa da Quinta
acesso empedrado, a envolvente de lago e gruta à semelhança do existente no Jardim de Arca dÁgua no Porto (construção do mesmo género com dimensões inferiores) e jardins com árvores seculares salientando-se uma imensa coleção de camélias de cores variadas, a traça arquitectónica, as escadarias em granito, as colunas da varanda em granito polido, os painéis de azulejo pintado da Fábrica do Carvalhinho datados e assinados.
A casa tem 19 divisões, das quais 5 são quartos de dormir todos com água corrente e com áreas grandes.
Tem duas imensas lareiras abertas, na enorme sala de jantar e no salão de festas, uma salamandra na área de serviço de serviço e ainda um recuperador de calor de dimensões generosas dando apoio ao aquecimento do enorme corredor da casa.
Na área de serviço encontram-se o quarto de empregadas, wc completo, dispensa, copa, quarto de costura, sala de passar a ferro e quarto de brincar para as crianças.
Há ainda 3 casas de banho completas de apoio aos quartos.
As caixilharias, armários embutidos e soalhos interiores são em madeiras exóticas.
Os quartos são todos virados a sul. O lado norte é ocupado pelo corredor que conduz aos quartos.
O piso térreo da casa tem várias lojas e dispensas, wc de serviço, garrafeira e ainda o quarto do motorista com respectiva casa de banho.
A PROPRIEDADE
Na área agrícola encontramos um ribeiro que a atravessa, com água permanente, ribeiro empedrado em granito ao longo do percurso da quinta. Ao longo do ribeiro há 2 poços grandes para rega, ambos com paredes e um telhado redondos. Junto do ribeiro há 2 imensos lameiros.
São cerca de 12 hectares a cultivo de vinha, loureiro e trajadura as castas principais, com cerca de 10 anos de replantio.
Há ainda terrenos com árvores de fruta, pessegueiros, figueiras e ameixieiras, além de outras, bem como boas áreas de hortas.
Alpendre, adega, lagares em granito, grande eira em granito, lojas para guarda de alfaias agrícolas e ainda um apartamento com 2 quartos, wc e cozinha com lareira para serventia do pessoal, encontram-se na Quinta de Cima junto do portão antigo da quinta.
No conjunto de habitações da quinta de cima, encontra-se ainda um conjunto de ruínas em granito, a precisar de recuperação - antigas casas de caseiros e lojas de gado bovino, caprino e ovino.
No terreno da quinta encontramos ainda pequenos bosques de carvalhos e sobreiros em zonas de granito no solo, e várias minas com boa água.
Anexo à quinta existe uma área grande de cerca de 6 hectares, com área de cultivo muito fértil e com um poço, a Quinta das Agras, que pode vender-se em separado , sendo que a área que integra a Quinta sem as Agras é de 18,1 hectares e com as Agras passa a ter cerca de 25 hectares.
As Agras têm uma pequena passagem para o exterior independente, por um acesso junto de zona habitacional com casas (ver foto aérea). No seu conjunto tem ainda uma bouça com diversos pinheiros, sobreiros e eucaliptos.
Esta propriedade, embora pertença a Famalicão está mais próxima de Sto Tirso e tem uma estação de Caminho-de-ferro da linha de Guimarães a passar junto do portão, a Estação de Caniços,
Fica a poucos metros da linha do rio Ave.
A escassos 25 minutos da cidade Porto de automóvel a 15 minutos de combóio.
Agende sua visita