Caricamento...
Traduzione automatica
O Conjunto das Moradias da Ermida trata-se de um complexo de habitação multifamiliar, constituído por dois blocos distintos de moradias em banda, localizado na Rua Visconde de Lagoa, junto á Ermida de Santo António, na localidade de Mexilhoeira da Carregação, união das freguesias de Estômbar e Parchal, concelho de Lagoa.
Este complexo insere-se no limite do casco antigo da localidade da Mexilhoeira da Carregação, na margem do Rio Arade e junto à Ermida de Santo António. Esta localização determina a importância paisagística do conjunto habitacional, tanto pela proximidade da Ermida, como pela vista panorâmica sobre o Rio Arade e o contato visual com a Cidade de Portimão, uma vez que são as Moradias da Ermida que fazem a frente da localidade na margem nascente do rio.
O conjunto Habitacional das Moradias da Ermida está implantado num terreno com uma área de cerca de 6040m2, sendo a sua área de implantação de 1098,29m2, que se divide por dois blocos. No total o conjunto alberga 10 fogos, seis no Bloco A e quatro no Bloco B.
O acesso ao complexo é feito através da Rua Visconde de Lagoa, que após uma zona exterior de entrada, liga à garagem comum no Bloco A, permitindo, tanto a circulação pedonal como automóvel. Os dois blocos encontram-se unidos, através de um percurso continuo, uma vez que para chegar ao Bloco B tem que se atravessar o Bloco A. A circulação permite um movimento que atravessa todo o espaço.
Na totalidade, existem 21 lugares de estacionamento, dos quais treze são inseridos na garagem localizada no Bloco A, e oito num espaço exterior junto ao Bloco B.
O acesso aos fogos que constituem o Bloco A, realiza-se através de uma galeria, tanto a nível do piso 0 como do piso -1. Este bloco é também dotado de elevador que liga o estacionamento existente na cave à galeria de acesso aos fogos.
Para aceder ao Bloco B, foi criado um percurso em calçada grada de Sienito Monchique, que serve viaturas e peões, que percorre o espaço exterior, circundando a Ermida e abrindo-se para o Rio Arade.
Nos arranjos exteriores a preservação do espaço natural existente, mantendo a sua beleza e pureza, é um dos principais objetivos, dotando o lote de caminhos secundários em saibro que terão uma função lúdica e recreativa para os moradores.
Existirão também alguns espaços ajardinados, colocados ao longo do circuito que liga os dois blocos, gerando uma maior renaturalização do espaço e contribuindo para uma melhor qualidade do espaço e consequentemente da vida dos moradores.